quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Amigos:

Minha filha Nº 2, a Valéria me alertou sobre um erro de grafia que acabei cometendo por ignorância e pelo qual peço desculpas.

Palavras que estão gravadas em meu cérebro de forma incorreta acabam saindo escritas com a grafia "antiga" (caramba! Estou mesmo velho).

Corrigi o erro (para mim é êrro), mas os filólogos dizem que escrever erro (com ^) é errado então eu erro e escrevo erro certo.

Entenderam?

Assim ficou mais fácil saber que erro não é erro e êrro é um erro.

Na verdade, eu imagino que os filólogos entraram em sites de relacionamento na internet, copiaram as conversas das pessoas e fizeram a nova lei de ortografia da língua (será que tem acento?) portuguesa (putz! e agora? portuguesa tem ou não acento?).

Acredito que dentro de pouco tempo, será errado escrever "você" e o correto será escrever "vc", beijo passará a ser "bj", também passará a ser escrito "tb" e a palavra "não" passará a ser grafada "naum", passando estas formas a ser consideradas corretas.

Afinal... não foi assim que surgiu o Português (língua)? Com as corruptelas do Latim?

Escrevia-se de um jeito e falava-se de outro, até que algum gaiato resolveu escrever textos do jeito que o povo falava e, naturalmente, para diferenciar a palavra erro (do verbo errar) e erro (substantivo) ele colocou um acento grave (^) no erro.

E assim chegamos à linguagem escrita que temos atualmente.

Daqui para frente, com as mudanças de linguagem e como a íngua é "viva", precisamos nos aperfeiçoar e deixar para as próximas gerações estas formas tão "inteligentes" de falar e se expressar escrevendo nossos textos dentro das novas regras (ou naum).

Bem, sei lá.

Espero que os amigos me perdoem por qualquer coisa que acabar passando, pois eu e meu editor de textos somos muito velhos e não estamos (ainda) adaptados às novas regras.

Procurarei escrever corretamente e se alguém encontrar algum erro, por favor, avise-me.

Abraços a todos.

Ricardo.

3 comentários:

  1. Hey, Pai!
    Também estou "véia", rs
    Sempre tenho dúvidas da nova regra ortográfica. Só sei que ideia é um ditongo crescente terminado em "ia", portanto não é acentuado.
    Acho que vou ter que ir ao cartório corrigir meu nome!
    :p

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é...
      Eu estava pensando no seu nome. Como fica? Com ou sem acento? foi registrada com acento!
      Bjs.
      Pai

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir