quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Cidades Sustentáveis

Amigos:

Este é um ano eleitoral.

Considero esta eleição muito importante, pois ela mexe diretamente com nossas vidas, uma vez que iremos escolher pessoas para nos representar em nossas cidades.

Os candidatos que iremos eleger tornar-se-ão parte ativa nas decisões importantes que teremos de tomar para que nossas cidades sejam lugares agradáveis e seguros, onde exista crescimento com desenvolvimento e não apenas “inchaço” e tragédia urbana.

Vou acabar, vez ou outra, citando nomes de políticos (candidatos ou não) e partidos, e justamente por isso, gostaria de deixar claro que sou um ser político, porém apartidário.

Ainda não consegui identificar uma agremiação que atenda todos os meus preceitos e conceitos de cidadania e prefiro ter uma posição eqüidistante de todas as tendências filosóficas e programáticas dos partidos.

Não é alienação. Quero ouvir todo mundo. Saber das propostas, conhecer suas histórias e partilhar idéias.

Como eu afirmei no primeiro “post”, este é um espaço aberto a idéias (espero que sejam sempre muito boas!) e as palavras de hoje vão para uma boa idéia.

Outro dia ouvi o ex-presidente Lula dizer que se você acha que os políticos não são tão bons como você imagina e acha que pode fazer melhor, candidate-se!

E não é que o homem tem razão?

É claro que NÃO VOU me candidatar, mas vou tentar sugerir idéias aos candidatos.

Aqui está uma que acho que tem tudo para funcionar e mudar o jeito de ver a administração pública tanto de candidatos como de eleitores.

Trata-se do PROGRAMA CIDADES SUSTENTÁVEIS:

Você pode ver todos os detalhes aqui ou, se não tiver paciência de ler todo o site pode assistir este vídeo.

Para resumir um pouco a proposta do programa (são 12 itens), trata-se de um compromisso público que o candidato (a prefeito ou vereador) pode assumir assinando um termo onde compromete-se a planejar o DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL da cidade.

Achei interessante e, independente de cor partidária, os candidatos que firmarem o compromisso terão maior “visibilidade” durante a campanha (apoio de empresas e instituições).

Entretanto (essa é a parte legal da história), caso o candidato seja eleito e depois de vencer as eleições rasgue o compromisso e não cumpra o prometido, ele também terá uma GRANDE VISIBILIDADE como mentiroso e enganador.

Muitos apoios à sua campanha, que virão espontânea e gratuitamente, poderão deixar de existir. E o que é pior: poderão “jogar contra” o aproveitador o que, indiretamente, acabará por prejudicar toda a população da cidade.

É um sonho, mas este blog é justamente um lugar onde podemos disponibilizar nossos sonhos!

Ouço diariamente que “Sorocaba cresceu”.

É verdade. Sorocaba cresceu. Agora precisa desenvolver-se, pois essa parte do progresso ainda não chegou à nossa cidade.

Temos tudo o que se pode encontrar nas grandes cidades: Shopping Centers, Hipermercados, Cinemas, Bares, Restaurantes, Comércios e Serviços de tudo que é jeito.

Mas também temos (ainda) grandes deficiências e acho desnecessário enumerá-las aqui.

Junto com o crescimento veio também uma série de “produtos” que acompanham o “inchaço” urbano, tais como: aumento da violência, sensação de insegurança, congestionamentos de trânsito, pixações, palhaços nos semáforos, crianças pedindo esmola nos cruzamentos, crackolândias, mendigos e moradores de rua, vagabundos, bandidos, golpistas, ocupação de áreas de risco e mananciais para sub habitação, poluição do ar, sonora e visual, e todas as outras situações que vemos diariamente nos jornais e na TV.

Como nós éramos muito pobres quando eu era criança, minha mãe comprava uma calça com as pernas bem compridas e ia “fazendo a barra” conforme eu ia crescendo.

Está na hora de Sorocaba “fazer a barra” para a calça poder ficar num comprimento adequado.

Abraços.

Daqui a pouco eu volto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário