terça-feira, 31 de janeiro de 2012

UMA IDÉIA FANTÁSTICA!

Quantas vezes nós nos pegamos dizendo: “Puxa! Como não pensei nisso antes?”

Esta é a pergunta que dirijo às cabeças pensantes do mundo perguntando porque não se fez isso há muito tempo?

A idéia é tão simples que é inacreditável que ainda não tenha sido aplicada no nosso dia a dia.

Viajar à noite, mesmo em estradas com boa sinalização e bons recursos de apoio é sempre mais perigoso do que viajar durante o dia.

Um dos motivos é que não há iluminação nas nossas estradas.

Temos de contar com as lâmpadas dos faróis dos nossos carros para enxergar os outros veículos, pedestres, animais e bêbados que cruzam nosso caminho durante a viagem noturna.

Se os faróis de seu veículo estiverem com algum problema ou simplesmente desregulados, fica mais difícil ainda, sem contar que muitos veículos viajam com as lanternas de sinalização apagadas ou com lâmpadas queimadas, o que dificulta ainda mais a visibilidade durante a noite.

Os primeiros quilômetros da Rodovia Castello Branco, em São Paulo, que cruzam trechos urbanos de grande movimento e tráfego intenso, possuem iluminação, e isto ajuda muito nas viagens noturnas.

Eu sempre me perguntei porque não iluminamos as estradas inteiras, e a resposta, naturalmente, é fácil de adivinhar: o custo inviabiliza (mas nós não pagamos pedágio?).

Outro motivo é que aumentou muito o furto de cabos e condutores de cobre e alumínio.

Por outro lado, tenho visto crescer o número de células solares principalmente nas estradas da minha região (Sorocaba-SP) que servem para alimentar o serviço de SOS que tem um telefone sem fio (via rádio) para ser utilizado nas emergências e avisar as concessionárias sobre algum problema com seu veículo ou sobre acidentes.

A cada quilômetro tem uma célula dessas e um telefone embaixo.

Isso me passa uma boa sensação de segurança, pois sei que tenho como me comunicar com alguém em caso de emergência.

Essas mesmas células solares também são utilizadas para alimentar câmeras que monitoram a estrada auxiliando nas ocorrências e agilizando os atendimentos (legal, né?).

Agora vem o melhor:

Essas células também são utilizadas para alimentar radares fixos para te multar!

Tem lá uma célula, uma caixinha, um sensor de velocidade (radar) e uma câmera que fotografa você 24 horas por dia sem consumir energia convencional.

Agora eu pergunto: Porque não utilizamos essas mesmas células para colocar um lâmpada embaixo de cada uma e diminuir os acidentes e os assaltos e ainda por cima ajudar as autoridades a monitorar as estradas durante a noite?

Se podemos usar as células para os radares, podemos colocar uma lâmpada embaixo, não é mesmo?

Como não vai ter fio de cobre nem de alunínio, ninguém vai lá furtar uma insignificante lâmpada para levar para casa, mesmo porque, as câmeras das estradas detectarão claramente  o ladrão (a estrada estará iluminada!).

Que tal?

Legal, né?

Agora veja isto:

Um garoto americano de 13 anos, o Aidan Dwyer, craque em matemática, estava sentado no quintal de casa e observava as árvores no pátio. Ficou olhando e percebeu que existia uma “coerência” no formato das árvores e na disposição das folhas. Chegou à conclusão que as árvores utilizam uma “sequência lógica” para posicionar as folhas.

Estudando essa "sequência lógida" Aidan chegou à conclusão de que as folhas “otimizam” seu posicionamento com a finalidade de poder captar a luz do sol e, para isso, utilizam uma sequência “conhecida”: O NÚMERO DE FIBONACCI (0, 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55, 89, 144 – leia mais aqui) e que, colocando pequenas células solares naquela determinada posição, ele poderia criar uma bateria solar muito mais eficiente, econômica e que ocupa um espaço menor e mais racional.

Não vou ficar aqui explicando a idéia do Aidan. Você pode ler esta reportagem.

Já está na hora de alguém utilizar essa ótima idéia e iluminar nossas estradas.

Abraços

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Amigos:

Minha filha Nº 2, a Valéria me alertou sobre um erro de grafia que acabei cometendo por ignorância e pelo qual peço desculpas.

Palavras que estão gravadas em meu cérebro de forma incorreta acabam saindo escritas com a grafia "antiga" (caramba! Estou mesmo velho).

Corrigi o erro (para mim é êrro), mas os filólogos dizem que escrever erro (com ^) é errado então eu erro e escrevo erro certo.

Entenderam?

Assim ficou mais fácil saber que erro não é erro e êrro é um erro.

Na verdade, eu imagino que os filólogos entraram em sites de relacionamento na internet, copiaram as conversas das pessoas e fizeram a nova lei de ortografia da língua (será que tem acento?) portuguesa (putz! e agora? portuguesa tem ou não acento?).

Acredito que dentro de pouco tempo, será errado escrever "você" e o correto será escrever "vc", beijo passará a ser "bj", também passará a ser escrito "tb" e a palavra "não" passará a ser grafada "naum", passando estas formas a ser consideradas corretas.

Afinal... não foi assim que surgiu o Português (língua)? Com as corruptelas do Latim?

Escrevia-se de um jeito e falava-se de outro, até que algum gaiato resolveu escrever textos do jeito que o povo falava e, naturalmente, para diferenciar a palavra erro (do verbo errar) e erro (substantivo) ele colocou um acento grave (^) no erro.

E assim chegamos à linguagem escrita que temos atualmente.

Daqui para frente, com as mudanças de linguagem e como a íngua é "viva", precisamos nos aperfeiçoar e deixar para as próximas gerações estas formas tão "inteligentes" de falar e se expressar escrevendo nossos textos dentro das novas regras (ou naum).

Bem, sei lá.

Espero que os amigos me perdoem por qualquer coisa que acabar passando, pois eu e meu editor de textos somos muito velhos e não estamos (ainda) adaptados às novas regras.

Procurarei escrever corretamente e se alguém encontrar algum erro, por favor, avise-me.

Abraços a todos.

Ricardo.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Bom Exemplo

Olá, pessoal!

Hoje passei por aqui apenas para deixar um link que vale a pena ver.

Agente de Trânsito Jobson Meirelles.

Eu pergunto: Não é assim que nós esperamos que os agentes de trânsito e policiais ajam em relação aos cidadãos em vez de simplesmente ficarem atrás de postes aplicando multas?

Vejam este link: http://www.youtube.com/watch?v=QSbpZTvv_Bg

Abraços.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Estresse Pós-Traumático

Amigos:

Em tempos de garotos de famílias "de nome" (como ele mesmo disse) que surtam depois de "encher o latão" de tudo que é porcaria (inclusive cerveja), e saem atirando em todo mundo, roubando carros e ameaçando quem estiver no seu caminho, uma boa opção é dar uma olhada nas idéias do meu amigo Dr. Eduardo Ferreira Santos.

Seu curriculum dispensa longas apresentações. 30 anos de serviços prestados na USP no Serviço de Psicoterapia do Instituto de Psiquiatria. Mestre em Psicologia Clínica (PUC) e Doutor em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina da USP.

Autor de vários livros sobre relacionamentos conjugais, recentemente publicou nova obra abordando o tema "Estresse Pós Traumático" que é a consequência direta que os seres humanos tem após sofrer um trauma violento como por exemplo um sequestro ou assalto.

O Dr. Eduardo faz um trabalho voluntário brilhante dentro da Faculdade de Medicina da USP, atendendo pessoas com este tipo de problema e sua jornada acabou fornecendo subsídios para que ele desenvolvesse sua tese sobre como "cuidar" das pessoas que são acometidas deste transtorno.

O Estresse pós traumático é tão grave que pode manifestar-se mesmo decorridos vários anos do fato que causou o trauma, com consequencias imprevisíveis que vão desde um simples surto até o pânico total.

Estas pessoas, além do imenso prejuizo financeiro e psíquico que sofrem quando da ocorrência do fato, acabam por sofrer posteriormente este transtorno que pode prejudicar sua vida e trazer inúmeros problemas e desconforto.

Ocorre que, quando um criminoso causa prejuízos a alguém e é preso, ele provavelmente será julgado, condenado e privado da liberdade. Tão logo este pária da sociedade ingresse no sistema prisional, será coberto de mimos e assistencia social, inclusive com auxílio financeiro para sua família, pois, o preso estará impedido de "trabalhar".

O mesmo tipo de assistência, porém, é simplesmente ignorado para as vítimas deste criminoso.

Pais que deixam suas famílias sem amparo, endividadas, marcadas pela perda do ente querido, dificilmente conseguem recuperar-se do trauma, mas nenhum órgão governamental, ONG, ou entidade assitencial do tipo Human's Rights Watch irá fazer sequer uma visita à família para saber se estão passando dificuldades ou precisando de algum tipo de assistência.

Não existe "seguridade social" para este tipo de vítima. Não há nenhum tipo de ajuda para a vítima ou sua família. Não há quem ajude a cobrir os prejuízos financeiros (os seguros não cobrem tudo). Empregos perdidos, famílias desfeitas, lares destruídos. Tudo isto não tem nenhum tipo de apoio do govêrno nem de entidades assistenciais (pelo menos eu não tenho conhecimento).

Nossos irmãos que residem na "cracolândia", são agraciados diariamente com programas assistenciais, e temos até espaços de convivência na região para que os "drug adicteds" possam brincar, ler, jogar video games, assistir tv, filmes em DVD, e muito mais. E tudo isso financiado (com justiça) por verbas oficiais (dinheiro do povo).

Para as vítimas dos crimes violentos, fica apenas o "conforto" de permanecer horas sem fim dentro de uma delegacia onde, frequentemente, ouvem das autoridades que seus algozes são, (eles sim), "vítimas da sociedade" pois não têm oportunidade na vida e sua "única alternativa" é o crime.

Gostaria que meus amigos leitores dessem uma passadinha pelo site do Dr. Eduardo e lessem o que ele tem a dizer sobre o assunto e também que apresentassem seus projetos e idéias para auxiliarmos as vítimas deste transtorno que tanto mal causa à nossa população.

Abraços a todos.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Cidades Sustentáveis

Amigos:

Este é um ano eleitoral.

Considero esta eleição muito importante, pois ela mexe diretamente com nossas vidas, uma vez que iremos escolher pessoas para nos representar em nossas cidades.

Os candidatos que iremos eleger tornar-se-ão parte ativa nas decisões importantes que teremos de tomar para que nossas cidades sejam lugares agradáveis e seguros, onde exista crescimento com desenvolvimento e não apenas “inchaço” e tragédia urbana.

Vou acabar, vez ou outra, citando nomes de políticos (candidatos ou não) e partidos, e justamente por isso, gostaria de deixar claro que sou um ser político, porém apartidário.

Ainda não consegui identificar uma agremiação que atenda todos os meus preceitos e conceitos de cidadania e prefiro ter uma posição eqüidistante de todas as tendências filosóficas e programáticas dos partidos.

Não é alienação. Quero ouvir todo mundo. Saber das propostas, conhecer suas histórias e partilhar idéias.

Como eu afirmei no primeiro “post”, este é um espaço aberto a idéias (espero que sejam sempre muito boas!) e as palavras de hoje vão para uma boa idéia.

Outro dia ouvi o ex-presidente Lula dizer que se você acha que os políticos não são tão bons como você imagina e acha que pode fazer melhor, candidate-se!

E não é que o homem tem razão?

É claro que NÃO VOU me candidatar, mas vou tentar sugerir idéias aos candidatos.

Aqui está uma que acho que tem tudo para funcionar e mudar o jeito de ver a administração pública tanto de candidatos como de eleitores.

Trata-se do PROGRAMA CIDADES SUSTENTÁVEIS:

Você pode ver todos os detalhes aqui ou, se não tiver paciência de ler todo o site pode assistir este vídeo.

Para resumir um pouco a proposta do programa (são 12 itens), trata-se de um compromisso público que o candidato (a prefeito ou vereador) pode assumir assinando um termo onde compromete-se a planejar o DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL da cidade.

Achei interessante e, independente de cor partidária, os candidatos que firmarem o compromisso terão maior “visibilidade” durante a campanha (apoio de empresas e instituições).

Entretanto (essa é a parte legal da história), caso o candidato seja eleito e depois de vencer as eleições rasgue o compromisso e não cumpra o prometido, ele também terá uma GRANDE VISIBILIDADE como mentiroso e enganador.

Muitos apoios à sua campanha, que virão espontânea e gratuitamente, poderão deixar de existir. E o que é pior: poderão “jogar contra” o aproveitador o que, indiretamente, acabará por prejudicar toda a população da cidade.

É um sonho, mas este blog é justamente um lugar onde podemos disponibilizar nossos sonhos!

Ouço diariamente que “Sorocaba cresceu”.

É verdade. Sorocaba cresceu. Agora precisa desenvolver-se, pois essa parte do progresso ainda não chegou à nossa cidade.

Temos tudo o que se pode encontrar nas grandes cidades: Shopping Centers, Hipermercados, Cinemas, Bares, Restaurantes, Comércios e Serviços de tudo que é jeito.

Mas também temos (ainda) grandes deficiências e acho desnecessário enumerá-las aqui.

Junto com o crescimento veio também uma série de “produtos” que acompanham o “inchaço” urbano, tais como: aumento da violência, sensação de insegurança, congestionamentos de trânsito, pixações, palhaços nos semáforos, crianças pedindo esmola nos cruzamentos, crackolândias, mendigos e moradores de rua, vagabundos, bandidos, golpistas, ocupação de áreas de risco e mananciais para sub habitação, poluição do ar, sonora e visual, e todas as outras situações que vemos diariamente nos jornais e na TV.

Como nós éramos muito pobres quando eu era criança, minha mãe comprava uma calça com as pernas bem compridas e ia “fazendo a barra” conforme eu ia crescendo.

Está na hora de Sorocaba “fazer a barra” para a calça poder ficar num comprimento adequado.

Abraços.

Daqui a pouco eu volto.

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

PROJETOS DE CIDADANIA

Prezados amigos:

Recebi um e-mail de uma grande amiga (Denise) que me enviou um poema de Carlos Drummond de Andrade onde o poeta diz "...o cara que inventou o tempo e o dividiu em anos é muito inteligente, pois a cada doze meses, embora o tempo seja uma coisa contínua, nós temos a impressão de que tudo se renova..." Dentro desse espírito, resolvi "renovar" um pouco da minha rotina diária e, finalmente, criar um BLOG onde eu possa me expressar e dar minhas opiniões publicamente com a finalidade de ajudar, acrescentar, somar, melhorar, enaltecer, agradecer, exaltar e, principalmente, SUGERIR alternativas, que, a meu ver possam acrescentar algo de bom na vida dos meus concidadãos, sem, em nenhum momento, atacar pessoalmente quem quer que seja simplesmente pelo gesto de criticar.

Além de postar aqui minhas sugestões e idéias pessoais, o blog está aberto a comentários e as criticas conscientes e construtivas serão sempre muito bem vindas.

O endereço será enviado a todos os interessados, principalmente aqueles citados aqui no blog, para que tenham oportunidade de se manifestar a respeito do assunto tratado e para que todos tenham ciência de que democracia pode e deve ser exercida plenamente.

Existem idéias similiares que já funcionam muito bem e estão espalhadas pela internet convidando e envolvendo os cidadãos para que manifestem seus interesses e exponham suas idéias (muitas delas aproveitáveis) e para que todos nós tenhamos a sensação de que não falamos ao vento, mas que as pessoas que (no momento) estão com a "caneta" possam fazer alguma coisa rápidamente para que as idéias saim do papel e o dinheiro público seja gasto com o povo de maneira inteligente, rápida e eficiente.

Bom ano a todos.

Daqui a pouco eu volto.