segunda-feira, 21 de maio de 2012

FACES DA FACE


Amigos:

Aqui está outro grande projeto de cidadania!

"POUCA COISA É NECESSÁRIA PARA TRANSFORMAR COMPLETAMENTE UMA VIDA: AMOR NO CORAÇÃO E SORRISO NOS LÁBIOS" (Martin Luther King).

 Com essa frase o "F.A.CE" (pronuncia-se "feice" - Facial Anomalies Center) abre sua página na internet.

Trata-se de um grupo multidisciplinar de médicos cirurgiões de boa vontade que, desde 1981 se dispuseram a ajudar pessoas com problemas de mal formação crânio facial.

Problemas côngenitos ou não, de extrema gravidade, "aprisionam" as almas de seus portadores, que têm dificuldades, na mairoia da vezes, para expressar-se com a fala mesmo não tendo problemas auditivos.

As deformidades graves precisam ser tratadas através de cirurgias complexas e multidisciplinares e não é fácil montar essa equipe.

O problema agrava-se quando analisamos o custo dessa equipe e a disponibilidade de leitos em hospitais públicos para acomodar esses pacientes.

O F.A.CE organizou-se, então, a partir de uma equipe de cirurgiões multidisciplinares que abriram seus corações e colocaram um sorriso nos lábios, para sensibilizar o Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo a acomodar estes pacientes pelo SUS, e conseguiram!

Hoje atuam constatemente nesse tipo de tratamento reintegrando pessoas que, por causa de seus graves problemas físicos, não teriam condições, sequer, de sair de suas casas.

Os tratamentos são complexos, porém os resultados são surpreendentes, proporcionando aos pacientes (e seus familiares) uma vida digna.

O desenvolvimento e pesquisa das técnicas aplicadas aos tratamentos estão em constante aperfeiçoamento e objetivam, além do bem estar dos pacientes, a capacitação de outras equipes multidisciplinares.

Devido principalmente à burocracia, o SUS não permite que estes cirurgiões atendam pacientes de outros estados aqui em São Paulo, e também não permite que esta equipe desloque-se para fazer cirurgias em outros estados.

A solução que o F.A.CE deu foi "treinar" equipes multidisciplinares para que possam oferecer o tratamento nas suas cidades e nos seus estados, e, mais uma vez, o Hospital Beneficência Portuguesa cedeu seu espaço para que o F.A.CE capacite outras equipes.

Abaixo trascrevo a página inicial do F.A.CE.

Se algum de vocês se deparar com este tipo de problema ou souber de algum caso grave que precise de tratamento, aqui está a solução caridosa deste grupo de grandes cirurgiões de São Paulo.

Parabéns à iniciativa!

Abraços.

"O F.A.CE é uma -OSCIP- Organização da Sociedade Civil de Interesse Público. Criada de direito em 07/01/2005, e de fato já existente desde 1981.

A partir de 1998 foram realizadas 83 cirurgias e em 2005 o número de cirurgias foi de 152. Concomitantemente, durante o ano de 1998 foram realizadas 249 consultas com os cirurgiões craniofaciais e em 2005 verificamos 482 consultas realizadas de forma gratuita.

A Associação F.A.CE serve a dois propósitos: humanitário e cientifico: humanitário para a área da saúde e assistência social e cientifico no treinamento de profissionais para o aperfeiçoamento e desenvolvimento de técnicas de tratamento das anomalias craniofaciais.

Para atingir o seu objetivo, o F.A.CE visa prestar atendimento através do tratamento multidisciplinar oferecido gratuitamente, propiciando atender de modo mais adequado o público beneficiário direto, portadores de deformidades craniofaciais, como também o público beneficiário indireto, aqueles que convivem com o paciente e os profissionais envolvidos com o tratamento.

O atendimento aos pacientes com deformidades craniofaciais não se limita apenas ao ato operatório ou ao período de internação hospitalar, mas através também da atuação de vários profissionais de diferentes áreas de atuação como: cirurgia craniofacial, psicologia, fonoaudiologia, odontologia, pediatria, nutrição, assistência social e do acesso a medicamentos, órteses, próteses e curativos gratuitos.

Com este propósito nasceu o F.A.CE, cuja missão é trabalhar pelo reconhecimento dos direitos, inserção social, desenvolvimento de novas técnicas de tratamento e recuperação físico-emocional dos portadores de deformidades craniofaciais."

Este é o endereço da página do F.A.CE.


Veja também o site do simpósio Faces da Face.

Nenhum comentário:

Postar um comentário