quarta-feira, 4 de abril de 2012

EDUCADORES SEM FRONTEIRAS

Amigos:

Dentre os inúmeros projetos que nos chegaram às mãos, este foi merecedor de grande destaque e estou levando a ideia para a próxima reunião da nossa OSCIP, a FOCOS - Força Comunitária de Sorocaba.

Resumindo a ideia: Um grupo de educadores, formado inicialmente apenas por voluntários, verificou que o sistema de progressão automática estava entregando alunos semi analfabetos e sem a menor noção das operações matemáticas fundamentais ao mercado de trabalho e que, além disso, estes jovens tinham grande dificuldade para ingressar nas nossas faculdades.

A "progressão automática" conseguiu colocar os jovens nas escolas, porém, não conseguiu transmitir para eles o conhecimento necessário para seu desenvolvimento pessoal e intelectual.

Colocamos computadores nas mãos desses jovens, mas não os ensinamos a utilizar essa poderosa ferramenta com inteligência, e as tragédias e distorções decorrentes do mau uso da internet estão aí para todos nós vermos.

O grupo resolveu iniciar suas atividades no bairro mais problemático da periferia de São Paulo: O Jardim Ângela. Hoje, alguns alunos do "Educadores" já são, também, instrutores e estão transmitindo conhecimento para outros jovens, num círculo virtuoso que pode transformar a vida e o futuro dessas crianças.

A ideia consiste em ir até as escolas, principalmente as públicas (estaduais e municipais), e detectar as deficiências no entendimento das várias matérias que são ministradas aos alunos e oferecer, gratuitamente, aulas de reforço para os que têm mais dificuldade em aprender.

O grupo utiliza métodos e ferramentas não convencionais para atrair a atenção dos jovens e as aulas são ministradas para grupos pequenos (no máximo oito alunos) para obter melhor aproveitamento das aulas.

É a versão moderna do "professor particular" que fazia a revisão das matérias curriculares auxiliando os alunos a compreenderem melhor o que não conseguiam entender durante a explicação regular do professor em sala de aula.

Hoje o "Educadores" já está presente em muitas comunidades atuando como coadjuvante do ensino regular.

Junto com o aperfeiçoamento intelectual, vem alguns "bônus": Como os alunos precisam frequentar aulas suplementares acabam "saindo da rua" e tendo uma atividade mais saudável do que ficar pelas ruas à mercê de traficantes e outras companhias perigosas. Desenvolvem o gosto pela leitura, pois aprendem a ler e interpretar textos corretamente, o que facilita o aprendizado das demais matérias.

Passam a ter melhor capacitação para entrar no mercado de trabalho e a mudar a escala de valores, através da compreensão e do conhecimento de outras ideias e formas de pensar o mundo em que vivem.

Os jovens acabam aderindo ao projeto, e tornando-se voluntários, colaboradores e multiplicadores ampliando a famosa "rede de proteção" na base do enfrentamento e combate ao consumo de álcool e drogas.

Para saber mais sobre esta grande ideia que já provou sua eficiência, visite o SITE DO PROJETO. Lá você poderá encontrar várias formas de colaborar e também levar a ideia para sua comunidade, cidade ou escola.

Abraços a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário